Pesquisadores

Um centro da Fundação Getulio Vargas dedicado à pesquisa e estudos na área de crescimento e desenvolvimento econômico.
  • João Victor Issler,
    Diretor de Pesquisa

    Ph.D. in Economics pela Unversidade da California, San Diego. É Professor Titular da EPGE/FGV, atuando nas áreas de Econometria, Macroeconomia, Desenvolvimento e Finanças. É pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ, pesquisador associado do Volatility Institute – Stern School of Business, New York University, e membro do Standing Committee da Econometric Society da América Latina. Foi Co-Editor do número especial de 2006 do Journal of Econometrics sobre Common Features e do número especial de 2011 sobre Forecasting. Recebeu da ANPEC o Prêmio Haralambos Simeonidis para Teses de Doutorado e para Artigos Científicos. É o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Educação, Desenvolvimento e Inserção Social.

    +55 21 37995840
  • Pedro Cavalcanti Ferreira,
    Diretor Executivo

     PhD pela Universidade da Pensilvânia, é Professor desde 1993 da EPGE-FGV, Escola Brasileira de Economia e Finanças, pesquisador 1B do CNPq e foi presidente da Sociedade Brasileira de Econometria em 2001-2002. Suas áreas de pesquisa são Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Macroeconomia, e tem publicado extensivamente em periódicos nacionais e internacionais nestas áreas. Entre suas publicações recentes, destacam-se “The Effect of Social Security, Demography, Health and Technology on Retirement”, Review of Economic Dynamics (2013) e “On the Evolution of Total Factor Productivity in Latin America”, no Economic Inquiry (2013). Em 2012 organizou e editou o livro Desenvolvimento Econômico: Uma Perspectiva Brasileira”. Já atuou como consultor do Banco Mundial e do governo brasileiro em áreas como infraestrutura e crescimento, política fiscal, produtividade e efeitos de longo prazo da liberalização comercial. Escreve uma coluna mensal no jornal Valor Econômico.

    55-21-37995840
  • Roberto Castello Branco,
    Diretor Institucional

    Roberto Castello Branco é Doutor em Economia pela FGV/EPGE e Post Doctoral Fellow in Economics, Departamento de Economia da Universidade de Chicago. Foi Professor da EPGE/FGV, Presidente Executivo do IBMEC, Diretor do Banco Central do Brasil, Diretor Executivo de instituições financeiras e Diretor e Economista Chefe da Vale S.A.. Participou do Conselho Diretor de várias entidades de classe ligadas ao mercado de capitais, mineração, comércio internacional e investimento direto estrangeiro, além de ter sido membro do Conselho Curador da Fundação Getulio Vargas. Autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência brasileira”, ed. Fundação Getulio Vargas, tendo publicado vários artigos em revistas acadêmicas e jornais de grande circulação.